O MOMENTO REFLEXIVO – INTELIGÊNCIA CARISMÁTICA É INESQUECÍVEL!

  Olá Amigos!

 BOM DIA!
 
Será que ainda há espaço para professores ou gestores autoritários? Será que é preciso humilhar para exercer autoridade?
 
Um forte abraço,
Zirair

 

Um empresário ou executivo carismático desperta fascínio e respeito em seus funcionários. Mas os que são arrogantes despertam inveja e repúdio. Um líder mesquinho em distribuir elogios dificilmente criará vínculos com seus liderados, raramente explorará o potencial neles represados.

Quais professores são inesquecíveis pelos alunos? Não são os mais cultos e nem os mais eloquentes, mas são os que encantam e são admirados. Obviamente há exceções, mas frequentemente são esses que mais influenciam a personalidade de seus alunos. Sãos os que na visão de Immanuel Kant formam o homem do entendimento, depois o homem da razão, e , finalmente, o homem da instrução, o aplicador do conhecimento aprendido ( Duarte 1993).

 

O homem do entendimento é formado, em primeiro lugar, pela personalidade do mestre, em segundo lugar pelo conhecimento que transmite. A educação que forma seres humanos completos é a educação que lapida consciência de si e do papel social, que não desiste, que cria vínculos, apóia e contribui, inclusive com os que nos decepcionam.

Certa vez, ao dar um curso para professores universitários das mais diversas áreas, como sociologia, psicologia, administração, pedi aos participantes jamais abandonarem os alunos que vivem às margens da classe. Comentei que um bom professor valoriza quem tira as melhores notas, enquanto que um excelente também valoriza e cria vínculos com os que estão nos últimos lugares.

Comprometeram-se maciçamente em dar atenção aos que perturbam o ambiente, são relapsos, têm péssimo rendimento intelectual e vivem alienados. Certamente, farão diferença no teatro da educação, prevenirão muitos transtornos psíquicos, inclusive suicídios e violência social.

Nos EUA, segundo relatos, 1% da população adulta está encarcerada. Esses números são assombrosos. No Brasil, quem não está encarcerado em prisões, está encarcerado em suas casas e escritórios com alarmes e sistemas de segurança. No belo aeroporto de Frankfurt, pode-se ouvir frequentemente a advertência para proteger bagagens e bolsas. Vivemos em um mundo inseguro que precisa de um choque  dos códigos de inteligência.

 O educador que forma pensadores não é o que controla, mas o que liberta; não é o que pune, mas o que encoraja; não é o que desanima, mas o que estimula a começar tudo de novo. Não é o que distribui conselhos previsíveis, mas o que surpreende.

Quem aprender a decifrar o Código do Carisma na sua instituição, escola ou empresa encontrará  um tesouro que reis não possuíram.

Se a sala de aula for um monólogo onde um fala e todos escutam, formaremos repetidores de ideias. Se a sala de aula for um teatro onde professores e alunos são atores coadjuvantes da produção de conhecimento, formaremos pensadores.

Augusto Cury – Pais Brilhantes, professores fascinantes

 

 LUZ e PAZ!

Zirair Karmirian Filho

 

“PESSOAS REFLEXIVAS, SENCIENTES E SONHADORAS”

 
 
About these ads

~ by pessoasencientes on November 2, 2011.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: